Páginas

06 agosto, 2007

Falhas de Segurança ameaçam Ilhas no Second Life!


Ilha Brasil Help mais uma vez alvo de atentado , dessa vez a destruição foi bem menor da apresentada em Junho deste ano.

Na época a Ilha havia sido destroída em mais de 90% de seus objetos. Segundo investigações e resposta da Linden Lab o ocorrido foi constatado que era uma falha técnica e foi recuperada pela Linden.

Apesar de ter sido uma falha técnica oque não foi dito e constatado pela Linden e pelos próprios administradores da Ilha Brasil Help , foi que através dessa falha técnica um usuário mal intencionado conseguiu permissões para retornar todos os objetos em nome do grupo "SL Brasil Holding" afirma com convicção um residente que estava presente no local e presenciou tal ato.

Pois bem , algumas semanas depois eu próprio "Teddy Lyne" constatei a falha sem querer... Na ocasião eu estava no Shopping Status , assim que verifiquei que eu poderia retornar o Shopping todo pois estava vendo a opção habilitada, chamei imediatamente a responsável naquele momento , "Chrysthiane Hian" e a informei sobre o problema , ela sem acreditar após verificação que tudo aparentemente estava ok me pediu um "print screen" da tela...para desespero dela era verdade. Bom ela primeiramente me tirou do grupo para ver se o problema estava no grupo entre outras tentativas sem êxito. Apenas após eu relogar algumas vezes por incrivél que pareça a situação se normalizou.

O BRSECONDLIFE como fonte de comunicação , preferiu não se manifestar perante ao assunto na época para evitar que usuários mal intencionados se aproveitassem da falha intermitende apresentada.
Após algumas atualizações do Second Life sempre tinha o hábito de verificar se ocorria o problema novamente , felizmente não ocorreu.

Para meu espanto , hoje logo pela manhã o BRSECONDLIFE recebei informações de que a Ilha Brasil Help teria sofrido novamente um ataque mal intencionado , dessa vez de proporções bem menores não sendo necessário o fechamento da Ilha para reconstrução.

Fui conferir tal informação e pude notar a primeiro momento algumas ruas danificadas e o Shopping Menta literalmente sem paredes , tetos e piso.

Fica aqui então o alerta para todos administradores de Ilhas!Muito cuidado com a distribuição dos grupos , permissões e também ficar atentos a eventuais falhas da própria Linden no qual pude verificar.

Um comentário:

Jean Liberato disse...

Olá amigos leitores do Blog BRSECONDLIFE

em nome da equipe Studio Grafics, informo a todos que realmente foi uma falha do sistema ou a utilização de algum script mal intencionado que causaram pequenos danos na Ilha Help Brasil, no último final de semana.

Apenas confirmando, as permissões do Grupo SL Brasil Holding são totalmente limitadas e controladas, não é por falta de atribuições corretas no grupo que ocorreu tal dano. Para terem idéia até mesmo objetos do OWNER da ilha foram retornados, o que não é permitido a nenhum outro membro do grupo, a não ser que o OWNER lhe dê permissões para movimentar tais objetos, o que não foi concedido ao invasor.

O nome do invasor mal intencionado é Paulo Bouras, e alerto a todos que tenham interesse na preservação de suas propriedades, que mantenham este avatar banido de suas regiões.

Comunicamos imediatamente a Linden Lab e tudo foi resolvido imediatamente, porém, não nos posicionaram a respeito dos motivos que permitiram o retorno de objetos através de uma pessoa que apenas tinha permissão de construção, como lojista em nosso grupo.

Reforço a todos, NÃO FOI ERRO DE CONFIGURAÇÃO DO GRUPO! HOUVE MÁ FÉ DO INDIVÍDUO.

Saudações a todos!

Liberato Lindman
Diretor da Ilha Help Brasil
http://www.studiografics.com.br