Páginas

28 abril, 2008

Glossário Second Life - Fique por dentro de todos termos utilizados!


Agente (Agent)
A representação de dados do usuário atual. Em geral, o código utiliza "agent" quando é você e "avatar" quando é outra pessoa. É usualmente chamado por "agent_id" e identificado por UUID.

Agni
O grid de SL primário ao qual o usuário se conecta.

Asset
Um recurso de dados como uma imagem, um som, um script, um objeto, etc. É possível fazer o download de assets para o visualizador ou o upload para a central de armazenamento de assets. Assets são identificados pelo UUID e pelo tipo. Os tipos estão em llassettype.h.

Avatar
A representação gráfica do usuário. Implementado na classe LLVOAvatar do visualizador.

Filho (Child)
Explicar "child agent" e "child" quando filho do "root".

Propriedade (Estate)
Uma coleção de regiões com um conjunto de regras particular, como usuários banidos, posição do sol, etc. Cada propriedade tem um dono, podendo ser um usuário, um grupo ou a Linden. A maior parte das regiões privadas estão nas próprias propriedades. Propriedades possuem identificadores inteiros. A 'Mainland' é a propriedade de id 1.

Farm
Sinônimo de Grid.

Floater
Um janela ou uma caixa de diálogo aparecendo na interface do usuário. Implementada nas classes entituladas "LLFloater".

FMOD
Bibliote de áudio 'cross-platform'. Usada para tocar efeitos de som descompactados e fazer streaming de música mp3 de usuários em terrenos (parcels) particulares. Veja mais detalhes em FMOD.org.

Grid
Uma coleção de 'Sim's. A Linden Lab possui diversos grids para testes internos e externos.

Servidor (Host)
Qualquer computador servidor, mas usualmente um 'Sim'.

Indra
O apelido do projeto de software que contempla os servidores do Second Life (Userserver, Spaceserver, Dataserver, Simulator, and Backbone) e o Visualizador (cliente)

JPEG2000
Formato de compressão de imagem baseado em wavelet. Inerentemente progressivo, então as imagens pode ser exibidas mesmo que apenas parte dos dados esteja disponível, sem aumentos no tamanho do arquivo. Veja o artigo da Wikipedia em JPEG2000.

Kakadu
Biblioteca 'cross-platform' de JPEG2000 de alta performance. A Linden Lab não possui os direitos de redistribuição da Kakadu, por isso o código fonte do Visualizador usa OpenJPEG.

LSL
Linguagem de produção de Scripts da Linden (Linden Scripting Language). Uma linguagem tipo C usada para produção de scripts de objetos do lado do servidor.

Padrão de mensagem (Message Template)
A descrição do protocolo para comunicação de pacotes UDP entre o visualizador e os servidores. Descrito no arquivo texto 'app_settings/message_template.msg'.

Ogg Vorbis
Biblioteca de compressão de áudio de código fonte aberto (open source). Os efeitos de som são armazenados em arquivos .ogg no sistema de assets.

Terreno (Parcel)
Um pedaço de terra cujo dono é um único usuário ou grupo. Terrenos ou 'Parcels' são compostos por blocos quadrados medindo 4x4 metros, mas os blocos não precisam ser contínuos. Os terrenos têm tanto um id local inteiro quanto um UUID global.

Prim
Abreviação de primitiva.

Primitiva (Primitive)
Objeto 3D no mundo. Cada primitiva é representada por um conjunto de parâmetros, incluindo posição, escala, rotação, forma, corte, abertura, etc. Primitivas pode ser conectadas entre si formado um conjunto. Elas também podem ser anexadas a avatars, mas o processo de conexão é diferente. Primitivas são implementadas em LLPrimitive, cuja geração de vértices é desempenhada em LLVolume e seu render em LLVOVolume.

Quaternion
Representação de uma rotação. SL utiliza unidades de quaternions representadas por quatro 'floats'. Isto permite que três 'floats' sejam transmitidos e que o valor remanescente seja reconstruído no visualizador.

Região (Region)
Conjunto de dados de uma região do mundo, como a "Ilha Portal". Uma região pode ser executada por qualquer processo simluador e regiões movem de 'Sim' para 'Sim' sempre que os servidores são desligados, quebram, etc.

Sim
Servidor, como por exemplo sim1234.agni.lindenlab.com. O grid de servidores de SL consiste em mais de 2000 'Sim's. 'Sim' geralmente é utilizado de forma incorreta para significa processo simulador ou região.

Simulador (Simulator)
O processo servidor de SL primário. Cada processo simulador simula uma região de 256x256 metros. À medida que o usuário se movimenta pelo mundo, ele vai se conectando de um simulador para outro. Múltiplos processo simuladores executam em cada servidor, normalmente de 2 a 16.

SL
Abreviação de 'Second Life'

Tarefa (Task)
Representação do lado do servidor de uma primitiva ou conjunto de primitivas. Como primitivas podem conter scripts ou serem fisicamente simuladas, cada tarefa acrescenta carga sobre o processo servidor. O Agente é também representado por uma tarefa no servidor, mas tem um processamento adicional extensivo.

Textura
Uma imagem aplicada na superfície de um objeto.

UUID
Identificado global único, um número de 128 bits representado como um valor binário de 16 bytes ou um string hexadecimal de 36 bytes. UUIDs pode ser geradas por qualquer parte do sistema e existe a garantia que elas são únicas.

Vetor (Vector)
Um array de pontos flutuantes usado para representar posições, cores, etc. Impplementado em LLVector3, LLVector4, LLColor4, etc.

Visualizador (Viewer)
Software cliente, escrito em C++, que executa no computador do usuário em Windows, Macintosh ou Linux. O processo é chamado 'newview' por razões históricas.

Nenhum comentário: