Páginas

15 abril, 2008

Blogues portugueses sobre o Second Life em greve

Contra novas políticas da Linden Lab

Vários "bloggers" que escrevem sobre o Second Life, entre os quais Discursos do Outro Mundo (um blogue convidado do PÚBLICO), entraram hoje em greve contra as novas politicas que regem a utilização das marcas da empresa Linden Lab, proprietária da marca "Second Life".

Tudo começou em Março passado, quando a Linden Lab publicou no seu blog oficial uma nova cláusula nas suas políticas de utilização das marcas da empresa, que recomendava a remoção, num prazo de 90 dias, de qualquer referência à marca “Second Life” e ao seu logótipo de “sites”, blogs, fóruns ou outras entidades que oferecem produtos e serviços relacionados com o SL.

A Linden Lab passou, assim, a controlar a utilização do nome “Second Life” na maior parte dos “sites”, nomes de domínio, produtos e serviços. Os "sites" são agora obrigados a submeter-se a um mecanismo de aprovação que a empresa admite “poder ser longo e provavelmente infindável” e que apenas é acessível a um limitado número de páginas web.

Depois da divulgação destas recomendações, Gwyneth Llewelyn publicou no seu blog “Gwyn’s Home” um manifesto para que a Linden Lab ponderasse a alteração às suas políticas de utilização da marca. Muitos "bloggers" portugueses que escrevem sobre o Second Life apoiaram o manifesto e publicaram-no também no seu blogue. No manifesto lê-se que Gwyneth Llewelyn entrará em greve por um período de três dias (de hoje a 18 de Abril) para pressionar a Linden Lab a clarificar a sua posição no que respeita à utilização da marca registada “Second Life” e do logótipo em todas as páginas web que oferecem produtos e serviços relacionados com a aplicação.

Segundo se lê no manifesto, “a recente alteração que rege a utilização das vossas marcas [da Linden Lab] irá efectivamente impedir a operacionalidade de uma vibrante comunidade de bloggers (...) que tem direcionado tráfego para o vosso blogue, bem como providenciado um vasto e crescente conhecimento, sem qualquer compensação monetária, ao vosso produto Second Life”.

Os "bloggers" defendem que a empresa deve voltar a adaptar a política anterior, estabelecida em Maio de 2004, onde eram encorajados a utilizar as marcas registadas da Linden Lab, desde que fosse claramente referido que não havia qualquer intenção de infracção.

Segundo Gwyneth Llewelyn, os "bloggers", espalhados por todo o mundo, contribuíram para que “num período de menos de quatro anos o número de utilizadores registados [no Second Life] tivesse aumentado de 10 mil para 13 milhões (...) sem necessidade de a Linden Lab gastar milhões em publicidade e campanhas nos meios de comunicação social”.

Origem: Publico.PT

Nenhum comentário: