Quanta energia consome um avatar?
"O custo energético dos aparelhos supera já o seu custo de produção", afirmaram os especialistas da IBM, na CeBIT 08.
Uma boa parte dos produtos eletrônicos consome quase o mesmo em "stand by" como se estivesse em uso, o que, com a energia a preços altos e sem perspectiva de queda, transforma a "tecnologia verde" em algo muito interessante no mercado de eletrônicos, o chamado "Green IT".
"Nove terawatts/hora consomem todos os equipamentos do mundo em stand-by", estas informações foram apresentadas pela Fujitsu-Siemens, o que equivale a produção total de uma usina nuclear.
Para combater esta situação, a empresa apresentou um monitor TFT/LCD de 20 polegadas que consome zero watts quando está apagado. Não havia nenhum monitor convencional (tubo catódico) entre os 5.500 expositores da CeBIT.
Mais de cinco milhões de televisores tela plana serão vendidos em 2008 no mundo, segundo dados da própria indústria, todos eles consumindo mais energia que os antigos monitores catódicos.
A Internet, parece inofensiva, mas é um dos maiores inimigos do meio ambiente: a rede mundial mantém milhares de servidores e clientes ativos, consumindo através de seu hardware a energia equivalente a produção de 14 centrais elétricas, segundo especialistas.
Analisando quanto consome um avatar de Second Life e de acordo com os mesmos especialistas, chegaremos ao consumo médio total de um apartamento com 3 moradores.
Ainda que as mudanças climáticas não tenham sido até agora preocupação dos "geeks" tecnológicos e com certeza ainda não será a prioridade, a CeBIT 08 deixou claro que o Ecologicamente correto será tema recorrente na mídia a partir de agora.
Origem: mundolinden.com Foto: Paulo Frias / Discursos de outro mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário